Directório União Europeia

Projeto Mentor quer alargar a sua rede de mentoring

Conselho Empresarial do Centro quer apostar em mentores para ajudar jovens empresários, com o objetivo de agilizar o processo de financiamento e combater o abandono de projetos.

O Projeto Mentor - "Rede de Apoio ao Empreendedorismo" apoiado no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, liderado pelo CEC/Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro com a co-promoção da Associação Industrial do Minho, realizou no passado dia 5 de Maio, no auditório do Conselho Empresarial do Centro / Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC), uma sessão temática focalizada no mentoring e no financiamento de novos projetos empreendedores.

"Catch Your Partner" contou com as participações de José Jesus, Cofundador da Dueto SGPS – Sociedade de Capital de Risco, Sales Gomes, CEO da Brisa Inovação, Paulo Barradas Rebelo, CEO da Bluepharma e de Luis Paulo Lagarto, CEO da CA Consult. Numa sessão marcada pelo informalismo e proximidade entre oradores e plateia, a tónica dominante foi a da necessidade de se apostar, cada vez mais, no acompanhamento e financiamento dos novos projetos, evitando, deste modo, as desistências precoces de muitos empreendedores.

"A maior dificuldade que os jovens apresentam é a capacidade de transformar a ideia num projeto empresarial. Esta equipa de mentores da rede CEC/CCIC, permite ajudar a definir um rumo, a criar o projeto, a determinar o seu valor ou o seu segmento de mercado, e a projetar a melhor forma de assegurar o financiamento", afirma José Couto, anfitrião desta iniciativa e Presidente do Conselho Empresarial do Centro. Apoiando atualmente, mais de dez projectos na região centro do país, o Mentor pretende alargar a sua base de atuação num futuro muito próximo, disponibilizando o acesso a esta iniciativa a todas as start up's da rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro (RIERC), multiplicando, deste modo, o número de iniciativas apoiadas.

"A preocupação com o apoio aos empreendedores já consta, há mais de dez anos, do nosso plano estratégico. O CEC/CCIC tem apoiado as novas empresas, com recurso ao financiamento do Compete. Contudo, sentíamos a necessidade de ter um programa mais estruturado, que acompanhasse os primeiros tempos de vida de um projeto. Daí, desta visão, surgiu o Mentor. Os jovens, os empreendedores, precisam de alguém que os ajude a pensar e a evoluir para as próximas fases do negócio", afirma José Couto.

Composta por empresários, consultores, gestores, académicos e outros profissionais de reconhecido mérito, a Rede presta, com a sua experiência, conhecimento e contactos, apoio efetivo aos jovens empreendedores, acompanhando, aconselhando e apoiando o desenvolvimento das suas carreiras.

No próximo dia 12 de Junho, no auditório da AI Minho, irá realizar-se a segunda conferência "Catch Your Partner" do Projeto Mentor.

Share

© Directório União Europeia 2013 | Site desenvolvido por Webtraços, Lda.

Top Desktop version