Directório União Europeia

Finalistas do Prémio LUX 2015: "Mediterranea", "Mustang" e "Urok" (The Lesson)

Três películas de quatro jovens realizadores: os filmes “Mediterranea”, de Jonas Carpignano, "Mustang", de Deniz Gamze Erguven, e "Urok", de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, são os finalistas da 9ª edição do Prémio LUX, atribuído pelo Parlamento Europeu (PE) para promover o cinema europeu. O vencedor será anunciado a 25 de novembro, em Estrasburgo.

Os finalistas são da autoria de quatro jovens diretores:

"Mediterranea", de Jonas Carpignano (Itália, Estados Unidos, Alemanha, França e Qatar), avalia o tema atual e polémico da travessia do Mediterrâneo pelos imigrantes em busca de segurança e de liberdade.

"Mustang", de Deniz Gamze Erguven (França, Alemanha, Turquia e Qatar), aborda a temática da repressão das jovens raparigas numa sociedade dominada pelos homens e regida por tradições locais.

"Urok" (The Lesson) centra-se no ambiente escolar e na forma como os problemas económicos podem fragmentar uma existência confortável.

Os três filmes, que serão legendados nas 24 línguas oficiais da UE, serão exibidos entre outubro e dezembro deste ano em mais de 50 cidades e 20 festivais dos 28 países da UE, incluindo em Portugal, nos chamados LUX Film Days, permitindo assim que estes sejam vistos por milhares de europeus.

Os finalistas, escolhidos entre os dez candidatos da seleção oficial, foram anunciados no final de julho pelo vice-Presidente do Parlamento Europeu Antonio Tajani e pela Presidente da comissão parlamentar de Cultura do PE, a eurodeputada Silvia Costa, nas Jornadas dos Autores do Festival de Cinema de Veneza.

O filme vencedor da edição de 2015 será conhecido a 25 de novembro em Estrasburgo, após votação dos 751 eurodeputados dos 28 Estados-membros, e será adaptado para invisuais e surdos-mudos e promovido em toda a UE. O público poderá também votar num dos três filmes finalistas durante os Lux Film Days, que receberá uma menção honrosa.

Explore o nosso destaque para saber mais sobre o Prémio LUX.

http://www.europarl.europa.eu

Share

© Directório União Europeia 2013 | Site desenvolvido por Webtraços, Lda.

Top Desktop version