Directório União Europeia

CE lança brochura Dez Prioridades para a Europa

A Comissão Europeia lançou recentemente a sua nova publicação “Dez prioridades para a Europa - Um novo começo para a Europa: a agenda da União Europeia para o emprego, o crescimento, a equidade e a mudança democrática”, no âmbito da coleção “Compreender as Políticas da União Europeia”.

A União Europeia enfrenta desafios sem precedentes, desde um elevado desemprego, lento crescimento económico, incertezas económicas e uma enorme falta de investimento, até à pressão migratória e os desafios em matéria ambiental e de segurança, bem como a instabilidade dos seus países vizinhos.

Muitos cidadãos perderam a confiança na capacidade de as instituições políticas, a todos os níveis, conseguirem lidar com estes desafios. Estão a ser postos em causa alguns dos resultados conseguidos até ao momento em matéria de integração europeia, como a livre circulação de pessoas e as fronteiras internas abertas. Assiste‑se a um aumento do populismo e do nacionalismo.

As DEZ PRIORIDADES fundamentais identificadas são:

Um novo impulso para o emprego, o crescimento e o investimento;

Um mercado único digital conectado;

Uma União mais resiliente no setor da energia, dotada de uma política visionária em matéria de alterações climáticas;

Um mercado interno mais aprofundado e mais equitativo, dotado de uma base industrial reforçada;

Uma União Económica e Monetária mais aprofundada e mais equitativa;

Um acordo de comércio livre razoável e equilibrado com os Estados Unidos;

Um espaço de justiça e de direitos fundamentais assente na confiança mútua;

Uma nova política em matéria de migração;

Uma Europa mais forte na cena mundial;

Uma união de mudança democrática.

Em novembro de 2014, Jean‑Claude Juncker assumiu a presidência da Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia. Juncker foi eleito com base num programa político cujo objetivo primordial é a reconstrução de pontes na Europa e o restabelecimento da confiança dos cidadãos europeus, centrando as políticas da UE nos principais desafios que se colocam para as nossas economias e sociedades, visando também o fortalecimento da legitimidade democrática.

A fim de enfrentar todos estes desafios, Jean‑Claude Juncker identificou as 10 prioridades fundamentais, as quais se encontram descritas nesta Brochura. Essas prioridades constituem a base do programa de trabalho das instituições da UE durante o ano 2015.

Esta publicação faz parte de uma coleção que descreve a ação da União Europeia em vários domínios, as razões da sua intervenção e os resultados obtidos.

Fonte: Portal da UE

Share

© Directório União Europeia 2013 | Site desenvolvido por Webtraços, Lda.

Top Desktop version