Directório União Europeia

Internatos acenam a estudantes de medicina afortunados

Picture
Aprende novas formas de trabalhar, adquire experiência prática, aperfeiçoa o teu inglês e ganha dinheiro com isso. A EURES Lituânia associou-se à agência de emprego Jark Healthcare com o objetivo de dar a vários estudantes de medicina a possibilidade de frequentar internatos de verão no Reino Unido, proporcionando-lhes assim uma vantagem no início de carreira.

A colaboração vai já no sexto ano e Irina Nanevic, Chefe de Recrutamento na Europa da Jark Plc, explica que esta agência trabalhou de perto com a rede EURES na Lituânia, Letónia, Roménia e Polónia.

«Visitaremos a Lituânia e a Roménia entre o final de fevereiro ou início de março para entrevistar os candidatos e existe ainda a possibilidade de nos deslocarmos a outros países, embora tenhamos de ter uma ideia clara dos números», afirma Irina.

A Conselheira EURES Loreta Zdaniauskienė, coorganizadora do recrutamento, explica que os internatos decorrem durante o verão, o que evita ter de interromper os estudos. «Aguardamos com expetativa esta grande oportunidade de entrevistar o maior número possível de estudantes interessados».

Um dos estudantes recrutados foi Diana Brenca, da Universidade da Letónia, que fez um internato no lar Holywood, nos arredores de Belfast, em 2014. «O pessoal foi muito prestável e deu-me um grande apoio, pelo que não foi muito difícil adaptar-me ao trabalho e aprender a fazê-lo corretamente em todos os aspetos». Diana considera que o seu internato de dois meses lhe permitiu uma experiência profissional valiosa.

A boa colaboração entre a EURES e a Jark cria oportunidades para os estudantes

O projeto é gerido por Irina Nanevic, Chefe de Recrutamento na Europa da Jark Plc, que tem 11 anos de experiência em recrutamento e consultoria no estrangeiro. «A Irina é multilíngue, o que faz com que os alunos consigam, normalmente, obter informações na sua língua materna», explica Loreta.

São tidas em conta as escolhas dos candidatos quanto ao local onde gostariam de trabalhar, bem como outras preferências, por exemplo, ter essa experiência na companhia de um amigo. «A Irina assegura apoio total aos candidatos selecionados antes, durante e depois da sua viagem para o Reino Unido, de forma a que possam vir a ser funcionários bem integrados e produtivos», acrescenta.

A agência Jark entende que a rede EURES é um excelente recurso. Segundo Irina, «ajuda-nos a promover o nosso projeto por todo o país e permite-nos adquirir conhecimentos especializados sobre questões relativas ao trabalho no estrangeiro».

Como se processa o recrutamento?

Antes do evento, os candidatos recebem uma descrição do trabalho que terão de realizar e a lista dos documentos que terão de reunir, preencher e trazer para o evento. No dia do recrutamento, os estudantes obtêm informações pormenorizadas sobre os internatos, o processo de recrutamento e a vida no Reino Unido, tendo então a possibilidade de colocar questões.

Cada estudante efetua entrevistas presenciais com os empregadores, nomeadamente com representantes da Four Seasons Health Care (FSHC) e da Jark Healthcare. A FSHC é uma das maiores empresas independentes de cuidados de saúde do Reino Unido. Desenvolve a sua atividade em mais de 400 lares em Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

«É habitual a presença de estudantes de anos anteriores em cada sessão que partilham a sua experiência», adianta Loreta.

A Jark presta formação aos candidatos selecionados, assim como orientação sobre alojamento, deslocação, abertura de contas bancárias e obtenção de um número nacional de Segurança Social no Reino Unido. Este apoio é prestado aos candidatos a título gratuito.

Estás interessado(a)? Então contacta Loreta logo que possível ou envia o teu CV para a Irina. Podes também pedir mais informações no número: 0044 1362656153. Um verão passado no Reino Unido pode ser o início da tua carreira!

https://ec.europa.eu

Share

© Directório União Europeia 2013 | Site desenvolvido por Webtraços, Lda.

Top Desktop version