Directório União Europeia

Inquérito «Qualidade de vida nas cidades europeias» dá indicações sobre a satisfação das pessoas com as respetivas cidades

A Comissão Europeia publicou hoje os resultados do quinto inquérito Eurobarómetro Flash sobre a «Perceção da qualidade de vida nas cidades europeias». O inquérito foi realizado num total de 79 cidades europeias de todos os Estados-Membros da UE, bem como da Islândia, Noruega, Suíça e Turquia. Mais de 40 000 pessoas foram inquiridas sobre uma série de questões urbanas.

O inquérito centra-se exclusivamente na qualidade de vida, mostrando o nível de satisfação das pessoas com diversos aspetos da vida urbana, como as oportunidades de emprego, a presença de estrangeiros, os transportes públicos e a poluição nas suas cidades. Entre as principais constatações, o inquérito mostrou que, em geral, os europeus estão muito satisfeitos com as cidades onde vivem: em todas as cidades, exceto seis, pelo menos 80 % dos inquiridos afirmaram estarem satisfeitos por viver na sua cidade. Algumas constatações mostram uma tendência positiva em comparação com os anos anteriores: por exemplo, em Budapeste e Cracóvia, registou-se um aumento de 20 % no número de pessoas que têm uma perceção positiva dos transportes públicos nas suas cidades, comparativamente ao ano de 2012. O inquérito revela ainda quais as áreas que merecem especial atenção, sendo que a maioria das pessoas considera que os serviços de saúde, o desemprego e a educação são as três questões mais importantes para a sua cidade.

A política de coesão para o período de 2014-2020 investirá fortemente nas zonas urbanas, com 15 mil milhões de euros geridos diretamente pelas autoridades municipais para o desenvolvimento urbano sustentável. O inquérito foi concebido de modo a permitir que as cidades se comparem entre si relativamente a 30 critérios em matérias sociais, económicas, culturais e ambientais. Deverá inspirar as partes interessadas e os decisores políticos a seguirem uma abordagem holística ao desenvolvimento urbano sustentável.

Share

© Directório União Europeia 2013 | Site desenvolvido por Webtraços, Lda.

Top Desktop version