Directório União Europeia

Primeiro-ministro na Bienal de Veneza, onde decorre a apresentação do projeto apoiado pelo COMPETE 2020

Cinco arquitectos internacionais – Amanda Levete (GB), Álvaro Siza (PT), Bijoy Jain (IN), ELEMENTAL (Alejandro Aravena, CL) e Mia Hägg (SE) – foram desafiados a explorarem as características fisico-mecânicas de uma seleção de mármores e calcários portugueses.

Uma das principais características das pedras selecionadas é a sua enorme resistência, propriedade que, associada à sua beleza e coloração particulares, constitui um dos pontos de partida e factor diferenciador no projeto.

A primeira apresentação do projeto Primeira Pedra ocorre durante a 15ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza, que decorrerá na ilha da Giudecca em Veneza, com uma localização privilegiada sobre a Laguna sul. O primeiro-ministro, António Costa, vai visitar esta quarta-feira a exposição que conta com desenhos, esquissos, fotografias e outros materiais que mostram as relações que os 5 autores criaram em torno da Pedra Portuguesa.

Apresentação e espaço expositivo em Veneza

Os projetos desenvolvidos pelos arquitetos são apresentados durante a Bienal de Veneza, no Istituto veneziano per la storia della Resistenza e della società contemporanea (Iveser), na Villa Hériot, na ilha da Giudecca em Veneza.

Os objetos produzidos serão expostos no jardim da Villa. As salas interiores da Villa acolhem a apresentação da narrativa do processo, incluindo desenhos, esquissos, fotografias e outros materiais, mostrando as relações que os 5 autores criaram em torno da Pedra Portuguesa.

Em complemento, os visitantes terão a oportunidade de experienciar uma instalação de luz digital, explorando a “resistência à luz” do Mármore Picasso, originário do Alentejo.

A exposição inaugura dia 25 de Maio e estará patente até 2 de Outubro de 2016, no período em que decorre a Bienal de Arquitectura de Veneza.

A Villa Hériot é um dos edifícios contíguos ao conjunto habitacional projectado por Álvaro Siza, que acolhe a representação oficial.

Share

© Directório União Europeia 2013 | Site desenvolvido por Webtraços, Lda.

Top Desktop version