Directório União Europeia

NORTE 2020 apoia com dois milhões de euros reabilitação do Mosteiro de Refojos

O Mosteiro de S. Miguel de Rejofos, em Cabeceiras de Basto, Braga, vai beneficiar de um investimento de dois milhões de euros, ao abrigo de uma candidatura a fundos comunitários, já aprovada no âmbito do NORTE 2020 - Programa Operacional Regional do Norte.

A candidatura aprovada prevê a concretização de projetos e diversos estudos, que visam, entre outras, a execução de obras de beneficiação das coberturas da igreja e da ala nascente do mosteiro, reabilitação de vãos e pinturas das fachadas, conservação e restauro da fachada principal da igreja e torres sineiras, bem como o desassoreamento da Ribeira de Penoutas que visa baixar o nível freático na envolvente ao mosteiro e, ainda, a reabilitação do espaço onde antigamente funcionou a livraria.

A candidatura prevê, ainda, estudos diversos sobre patologias e outros problemas estruturais que afetam o imóvel, sobre a antiga Botica e sobre o sistema hidráulico do mosteiro, entre outros, para a melhoria do conhecimento científico e histórico deste bem. Um vasto programa de animação cultural, aliado à criação de um percurso de visitação ao mosteiro integram também esta candidatura que tem subjacente a valorização do Património edificado.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que recentemente deliberou continuar a trabalhar na candidatura à Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial da UNESCO e continuar com o projeto para que numa futura avaliação possa ocupar o lugar que se considera merecer pelos valores materiais e imateriais de caráter excecional que o mosteiro testemunha, regozija-se, agora, pela aprovação desta importante candidatura ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar’ que contou também com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Norte e que vai permitir intervir para a sua valorização.

Com a aprovação desta candidatura e do respetivo financiamento de dois milhões de euros, será dado início de imediato aos procedimentos para a execução das ações propostas.

https://www.portugal2020.pt

Share

© Directório União Europeia 2013 | Site desenvolvido por Webtraços, Lda.

Top Desktop version