Directório União Europeia

Prémio LUX: 10 anos de cinema europeu

Há dez anos que o Parlamento promove o cinema europeu com o Prémio LUX. Para comemorar a data, o Parlamento organizou uma série de iniciativas a 10 de outubro de 2016, incluindo um debate e uma entrevista em direto no Facebook com realizadores de cinema. Descubra como pode participar.

As iniciativas e como participar

Realizadores e eurodeputados inauguram a exposição “100 Sombras de Luz” do Parlamentarium em Bruxelas, que estará aberta ao público até 29 de janeiro de 2017.

Um debate público sobre "O papel do cinema Europeu na Europa de amanhã”, com a participação do realizador Ken Loach, de Céline Sciamma guionista do filme Ma Vie de Courgette, nomeado para o Prémio LUX 2016 e Andrea Segre, realizador e vencedor do Prémio LUX 2012. Acompanhe em direto na Comissão da Cultura e Educação entre as 17:00 e as 18:30 CET.

Uma entrevista em direto no Facebook com Céline Sciamma e Andrea Segre às 15:30 CET. Acompanhe e coloque as suas questões.

No final do dia, o filme vencedor da edição de 2015, Mustang, será exibido em todos os países da UE em simultâneo. A exibição será seguida de um debate transmitido em direto a partir de Bruxelas, durante o qual o público poderá interagir com a realizadora do filme Deniz Gamze Erguven via Twitter (#luxprize). Em Portugal, o filme Mustang, de Deniz Gamze Erguven, será exibido no Cinema City de Alvalade, em Lisboa.

Mais sobre o Prémio LUX

O prémio de cinema do Parlamento Europeu foi criado em 2007 com o objetivo de promover a produção cinematográfica europeia, fomentar a distribuição de filmes europeus na UE e estimular o debate em torno de temas atuais.

http://www.europarl.europa.eu

Share

© Directório União Europeia 2013 | Site desenvolvido por Webtraços, Lda.

Top Desktop version