Directório União Europeia

Por uma União Europeia sem barreiras para as pessoas com deficiência

Os eurodeputados querem que a União Europeia e os Estados-Membros façam mais para promover a inclusão e a plena participação das pessoas com deficiência.

O Parlamento Europeu debate e vota hoje um relatório de iniciativa que avalia a implementação da Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020, instrumento que pretende criar uma Europa sem barreiras para as pessoas com deficiência.

No relatório, os eurodeputados recordam que as pessoas com deficiência têm direito à igualdade de tratamento e à sua autonomia, mas sublinham que são ainda necessárias mais medidas para que possam desfrutar plenamente dos seus direitos e melhorar as suas condições de vida e pedem a adoção da Lei Europeia de Acessibilidade.

Quase uma em cada seis pessoas na UE com 15 anos ou mais vive com algum tipo de deficiência e o número deve aumentar com o envelhecimento da população. As pessoas com deficiência enfrentam discriminação, preconceitos e barreiras que prejudicam a sua plena participação na sociedade e na economia. A taxa de pobreza entre as pessoas com deficiência é 70% superior à média, pois enfrentam despesas adicionais, rendimentos mais baixos e maior desemprego.

Mais informações disponíveis no  website do Parlamento Europeu.

Fonte: Parlamento Europeu

Share

© Directório União Europeia 2013 | Site desenvolvido por Webtraços, Lda.

Top Desktop version