Directório União Europeia

Semana do Empreendedorismo revela bom andamento do ecossistema em Lisboa

Na inauguração da 7ª Semana de Empreendedorismo de Lisboa – Made of Lisboa, que decorre de 14 a 18 de maio, já foi feito o primeiro balanço. Em 2017, nasceram três vezes mais empresas do que as que foram dissolvidas em Lisboa e o ecossistema já conta com mais de 500 projetos incubados na cidade.

A Made of Lisboa está a debater temas que não tenham apenas impacto local e, sobretudo, perceber o que está a tornar Lisboa numa cidade tão atrativa para empresas internacionais e como podemos apoiar as nossas startups no seu lançamento a nível internacional.

Em Lisboa existem, em 2018, 18 incubadoras de startups, mais de 14 programas de aceleração, seis Fab Labs e outros espaços para makers e mais de 50 espaços de coworking, anunciou esta tarde a Câmara Municipal de Lisboa.

“Passaram sete anos desde que a cidade de Lisboa tomou várias decisões estratégicas e a criação da divisão de economia e inovação da câmara de Lisboa. É a comunidade de todos os criativos, inovadores, makers, que escolheram Lisboa para desenvolver as suas ideias e os seus projetos”, explicou Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara de Lisboa.

A 7ª Semana de Empreendedorismo de Lisboa – Made of Lisboa, inaugurada ontem, tem como objetivo “replicar e discutir os bons exemplos. Grande parte da força de Lisboa reside nesta comunidade“, afirmou o responsável.

De acordo com os dados revelados, “Lisboa é uma cidade que cresce a um ritmo acelerado. Falamos de criação de emprego de qualidade que permite reter e produzir talento dentro da comunidade. Estamos a reter e queremos importar talento”.

Em Lisboa existem cerca de 100.000 empresas e cerca de 45.000 sociedades, de acordo com dados do INE. Na rede de incubadoras estão integradas, de momento, mais de 500 startups fundadas por mais de 700 empreendedores.

Além dos projetos, foi sublinhado o crescimento do número de business angels e outros investidores a financiar projetos baseados em Portugal.

No top 5 dos investidores estão a Caixa Capital, a Portugal Ventures, a Faber Ventures, a Seedrs e o Quadro de Fundos da União Europeia Portugal 2020.

Na inauguração da Semana do Empreendedorismo de Lisboa, que conta com cerca de 30 eventos, 50 parceiros, e onde são esperadas cerca de 5.000 pessoas por toda a cidade, Duarte Cordeiro acrescentou ainda que a cidade se prepara para continuar o trabalho feito até agora.

A estratégia passa pelos seguintes eixos:

Alargar a área de escritórios na cidade, fundamental para as grandes empresas ou pequenas startups

Desenvolver projetos específicos para acelerar o licenciamento de escritórios e também ser promotores destes projetos

Incentivar universidades com um fundo de cinco milhões de euros para promover o que significa a atratividade das universidades para a promoção do conhecimento e tecnologia

Fazer de Lisboa um , colocando a cidade à disposição da experimentação

Desenvolver a comunidade criativa

Continuar a desenvolver a comunidade através da plataforma Made of Lisboa

Confirma-se assim que Lisboa está em crescimento acentuado no panorama empresarial. Só em 2017, foram criadas mais de 6300 empresas na capital portuguesa, um acréscimo de 16% face ao ano anterior e o valor mais alto desde 2008.

Saiba tudo sobre este evento:

| Made of Lisboa

Fonte: ECO/Made of Lisboa

Share

© Directório União Europeia 2013 | Site desenvolvido por Webtraços, Lda.

Top Desktop version