Directório União Europeia

'Combina e Move-te' durante a Semana Europeia da mobilidade 2018

De 16 a 22 de setembro, realiza-se este ano a 17ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e a 19ª do Dia Europeu sem Carros com o objetivo de promover a mobilidade sustentável nas regiões e cidades.

A iniciativa já faz parte do calendário de muitas cidades e vilas por toda a Europa e também já noutros continentes e cujo tema central, é o transporte multimodal, a "Multimodalidade".

Em Portugal, que participa na iniciativa europeia desde a primeira hora, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas.

Nesta edição de 2018, até à data encontram-se registados 81 municípios com a adesão de 83 localidades.

Sob o lema ‘Combina e Move-te’, este ano a Semana Europeia da Mobilidade (SEM 2018) é constituída por inúmeras iniciativas, organizadas por diversos municípios portugueses, de norte a sul do país.

Em colaboração com vários parceiros, pretende-se chamar a atenção dos cidadãos para hábitos de vida saudáveis, através da adoção de comportamentos que contribuam para uma mobilidade amiga do ambiente e para uma melhor qualidade de vida.

Segundo informação oficial do evento «as várias atividades previstas visam sensibilizar para o uso de transportes públicos, de veículos de mobilidade partilhada e para deslocações a pé ou de bicicleta, excluindo os veículos particulares».

Assim, durante a semana, os cidadãos têm à disposição uma variedade de iniciativas gratuitas como conferências, ‘workshops’, circuitos e oficinas de bicicletas, passeios de scooters elétricas, ‘sitways’, elétricos e outros, ‘test drives’, ‘kids zone’ e muitas outras atividades dirigidas tanto para miúdos como graúdos.

Consulte aqui o FOLHETO PROMOCIONAL desta campanha de 2018.

SEM 2018 EM LISBOA

Entre as iniciativas agendadas a C.M. Lisboa destaca, entre outras, o Bicla Fest- Lisboa Ciclável, um passeio de todo o tipo de bicicletas a ter lugar dia 16 de setembro; o Lisboa Scooter Day, também a 16 de setembro, no Campo Pequeno; a conferência “Wise Mobility - Mobilidade Inteligente para as Cidades do Futuro!”, dia 20 de setembro, no Museu do Dinheiro; ou o evento de encerramento “Combina e Move-te”, aberto ao público e dirigido a todas as famílias.

‘COMBINA E MOVE-TE’

A Comissão europeia está empenhada em reduzir as emissões de CO2, o congestionamento do tráfego e a poluição do ar para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus e atingir os objetivos fixados pelo Acordo de Paris.

Assim, a Comissária Europeia dos Transportes, Violeta Bulc, pediu para 2018 ser o "Ano da multimodalidade", um ano em que a Comissão pretende fomentar a importância da multimodalidade no sistema de transporte da UE.

A "multimodalidade" no setor dos transportes, ou "transporte multimodal", é a utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem. O conceito aplica-se tanto ao transporte de mercadorias como ao transporte de passageiros.

A multimodalidade aproveita as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia, tais como: conveniência, velocidade, custo, confiabilidade, previsibilidade, etc. e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens) que ajudarão a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda tornar todo o setor mais ecológico, mais seguro e eficiente em termos de custos.

Em cada ano a Coordenação europeia juntamente com os Coordenadores nacionais e sob orientações da Comissão europeia, escolhe um slogan específico para cada edição da iniciativa.

Este ano pretende-se dar grande ênfase à Multimodalidade que é o tema para 2018 e o slogan que acompanha a campanha é ‘Mix and Move!’ – ‘Combina e Move-te!’.

Veja aqui a versão portuguesa do FILME promocional da campanha.

Saiba mais:

| SEM 2018

| Municípios aderentes

| Quadro das C.M. aderentes - SEM/DESC 2018

Fonte: SEM 2018/APA/CM Lisboa

Share

© Directório União Europeia 2013 | Site desenvolvido por Webtraços, Lda.

Top Desktop version