atualidade online sobre a União Europeia
A IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, aprovou 1.320 milhões de euros em financiamento àsEmpresas em 2019, permitindo a criação de 2.470 novos produtos e 8.318 empregos.
O dinheiro chegou a 2.771 empresas, num total de 3.149 operações enquadradas e 2.470 contratadas (com os bancos a operar em Portugal ou as sociedades de garantia mútua, por exemplo).
A estimativa é de que o montante tenha permitido a criação de 2.470 novos produtos e 8.318 empregos, de acordo com um relatório da sociedade financeira pública.
Já o Programa Portugal Tech, lançado com o Fundo Europeu de Investimento, contabilizou nove operações aprovadas, oito empresas investidas e 50 milhões de euros de capital contratado do FC&QC [Fundo de Capital e Quase Capital] – com o IAPMEI – e 10 milhões de euros (mais 233,33% em comparação ao período homólogo) de capital realizado.
Desenvolvido para atrair capital privado para PME e startups de base tecnológica, esta iniciativa diferencia-se por não só apostar em organizações constituídas como também em centros de investigação e projetos oriundos das universidades.
Fonte: IFD/Jornal Económico