atualidade online sobre a União Europeia
O Comité das Regiões Europeu abriu candidaturas a uma Edição Especial do Prémio da Região Empreendedora Europeia (European Entrepreneurial Region), dedicada a estratégias de promoção do empreendedorismo e das PME no âmbito da resposta ao impacto da crise da COVID-19.
Tendo como tema “O empreendedorismo ao serviço de uma retoma sustentável”, as cidades, regiões e municípios podem apresentar estratégias sobre a forma como tencionam apoiar as PME nos próximos dois anos.
O prazo para a apresentação de candidaturas termina a 28 de outubro de 2020.
Todos os anos, o Comité das Regiões Europeu atribui o Prémio da Região Empreendedora Europeia a três cidades, regiões ou municípios que se destacam pela excelência e pelo caráter visionário das suas estratégias de apoio às PME, às empresas em fase de arranque e às empresas em fase de acelerado crescimento.
O rótulo de “Região Empreendedora Europeia” é um sinal de reconhecimento e confere visibilidade às estratégias locais ou regionais em matéria de empreendedorismo.
Além disso, permite o acesso a uma rede cada vez maior de territórios pioneiros que reforçam ativamente os seus ecossistemas empresariais, partilham boas práticas e colaboram no âmbito de projetos europeus.
A edição especial lançada este ano, que se enquadra na edição alargada de 2021 do Prémio, incentiva as regiões e os municípios da União Europeia a desenvolverem estratégias de promoção do empreendedorismo e das PME no âmbito da resposta ao impacto da crise da COVID-19.
Serão galardoadas até seis regiões, que conservarão o rótulo de “Região Empreendedora Europeia” durante dois anos (2021 e 2022), permitindo-lhes conceber e aplicar estratégias para uma retoma económica e social bem-sucedida.
Saiba mais sobre o Prémio da Região Empreendedora Europeia.
Fonte: Comité das Regiões Europeu