atualidade online sobre a União Europeia

  • 2 de Julho, 2020

Alemanha assume a Presidência do Conselho da União Europeia

Desde a meia-noite, a Alemanha ocupa a Presidência do Conselho da União Europeia e, em Berlim, o Portão de Brandenburgo foi iluminado com a mensagem “Juntos pela Recuperação da Europa”.

A Alemanha assume o comando do Conselho da União Europeia por meio ano e o PROGRAMA da Presidência, para o período de 1 de julho a 31 de dezembro, articula-se em torno de seis domínios principais:

  • Superação das consequências da crise do coronavírus a longo prazo e recuperação económica e social;
  • Uma Europa mais forte e inovadora;
  • Uma Europa justa;
  • Uma Europa sustentável;
  • Uma Europa da segurança e dos valores comuns;
  • Uma Europa forte no mundo.

Numa declaração governamental de 18 de junho sobre a Presidência, a chanceler Angela Merkel disse: “Este é um dever que estou imensamente ansiosa e que todo o governo alemão está ansioso. A Europa precisa de nós, assim como nós precisamos da Europa – não apenas como um legado histórico, que nos foi dado como presente, mas como um projeto que nos levará ao futuro. ”

A chanceler sublinhou a necessidade de moldar a Europa. “A Europa é uma ordem aberta e dinâmica de paz e liberdade, que podemos e devemos continuar melhorando.”

MOLDAR A EUROPA

Durante sua Presidência, a Alemanha terá novamente uma maior responsabilidade por ajudar a moldar a Europa, destacou o ministro federal dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, na semana passada. “A Alemanha quer ser uma força motriz e facilitadora durante sua Presidência do Conselho da UE . Nossa tarefa será construir pontes e encontrar soluções que beneficiem a todos na Europa.”

As principais prioridades incluirão questões importantes para o futuro, como AÇÃO CLIMÁTICA, SOBERANIA DIGITAL e o PAPEL DA EUROPA NO MUNDO, juntamente com a RECUPERAÇÃO PÓS-COVID-19.

Fonte: CE