atualidade online sobre a União Europeia
O Programa Operacional CENTRO 2020 iniciou a publicação de Avisos de concurso para apoiar o investimento empresarial na Indústria e no Turismo, no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional.
São disponibilizados 43 milhões de euros do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para os oito Avisos (um por cada uma das Comunidades Intermunicipais), que cobrem todo o território da Região Centro.
Os apoios são dirigidos às micro e pequenas empresas para expansão e modernização da sua produção, contribuindo para reduzir a dependência do país face ao exterior.
São financiados investimentos em máquinas, equipamentos, serviços tecnológicos/digitais, bem como sistemas de qualidade e de certificação que permitam alterar os processos produtivos das empresas.
Os projetos devem ter um investimento elegível máximo de 235 mil euros, podendo beneficiar de uma taxa base de 30%, que será de 40% para os investimentos localizados em territórios do interior.
São acrescidos de majorações até um máximo de 20 p.p. para projetos que estejam enquadrados em prioridades relevantes como a transição digital, a economia circular, incluindo a transição energética, os produtos turísticos integrados de base intermunicipal ou os PROVERE.
Estes apoios têm a natureza não reembolsável.
Por uma questão de prudência os promotores devem evitar a submissão de candidaturas no último ou nos últimos dias do prazo.
Consulte aqui os AVISOS de candidaturas ao Programa de Apoio à Produção Nacional.
Fonte: Centro2020