atualidade online sobre a União Europeia
Atualmente em negociação entre os Estados participantes, o próximo programa Interreg Euro MED 2021-27 será orientado para a missão “Contribuir para a transição para uma sociedade neutra para o clima: lutar contra o impacto das alterações climáticas nos recursos mediterrânicos, garantindo um crescimento sustentável e o bem-estar dos seus cidadãos”.
O Interreg Euro Programa MED 2021-27 deverá ser marcado por um renovado sentido de impulsionar a cooperação na região do Mediterrâneo, proporcionando continuidade temática com os períodos anteriores.
A arquitetura do programa em discussão tem três missões: um “Mediterrâneo mais inteligente”, um “Mediterrâneo mais verde” e “Áreas de vida verdes”.
Os Projetos Temáticos irão implementar no terreno um único tipo de operações, como um piloto, um estudo ou a transferência de resultados anteriores (conhecidos neste período de programação como “Projetos Modulares”)
Já os Projetos Estratégicos, implementam em uma região ou setor específico, toda a gama de operações (atualmente chamados de “Projetos Integrados”).
Os Projetos Comunitários Temáticos (atualmente conhecidos como “Projetos Horizontais”) coordenarão as missões e os Projetos de Governança (continuando a designação atual) conectarão ao nível de formulação de políticas os resultados das missões temáticas.
Esta nova arquitetura atende à necessidade de simplificação de todo o trabalho temático e um maior foco na governança e formulação de políticas para realmente mudar a vida das populações em direção a um Mediterrâneo mais verde, resiliente e inteligente.
Fonte: InterregMED