atualidade online sobre a União Europeia
No dia 13 de abril foi inaugurado o Centro Biomarinho da Nazaré da empresa Oceano Fresco, um projeto com o apoio do Programa Operacional MAR 2020.
O Centro Biomarinho, localizado no porto da Nazaré, tem como missão contribuir para a produção sustentável de alimentos, integrando uma maternidade de bivalves, para reprodução das espécies ameijoa boa e ameijoa macha, e laboratórios de I&D, com uma equipa de investigadores altamente qualificados.
Foi concebido para fomentar a inovação, melhoramento e produção de espécies de bivalves ‘premium’ de alta qualidade.
A Oceano Fresco, empresa promotora do projeto, dispõe deste Centro BioMarinho de ponta e de um viveiro de 100 hectares em mar aberto ao largo da costa do Algarve.
Este projeto, apoiado pelo MAR 2020, corresponde a um investimento total de 2,2 milhões de euros, com um apoio público de 1,1 milhões de euros.
Estiveram presentes na cerimónia de inauguração o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
Decorreu ainda uma reunião trabalho entre o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, a Gestora do PO MAR 2020, Dina Ferreira, e o Diretor da DRAP-LVT, Lacerda Fonseca, no âmbito da avaliação e agilização dos processos relacionados com os projetos MAR 2020.
Fonte: PortugalGov/Mar2020/OceanoFresco