atualidade online sobre a União Europeia
O IPG – Instituto Politécnico da Guarda vai investir dois milhões de euros em projetos de investigação e contratar 18 novos investigadores altamente qualificados, com o apoio de fundos da União Europeia.
A iniciativa, inserida no projeto ‘P2B, Polytechnic to business’, conta com um investimento de mais de dois milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional CENTRO 2020.
Saúde e Bem-Estar, Turismo, Bioeconomia e Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica são as áreas escolhidas para desenvolver novos projetos de investigação e melhorar a qualidade do ensino, segundo o IPG.
Este investimento reforça a aposta estratégica do Politécnico da Guarda na inovação, na investigação e na aproximação ao tecido empresarial, de acordo com Joaquim Brigas, presidente do IPG. Pretende-se com a iniciativa “ajudar as empresas e a comunidade a recuperar dos efeitos económicos e sociais causados pela pandemia”.
Os 18 investigadores que vão ser contratados irão juntar-se à atual equipa do IPG e vão trabalhar “para antecipar as necessidades do tecido empresarial da região e das entidades ligadas à saúde, como hospitais, centros de saúde e Instituições Particulares de Solidariedade Social” (IPSS).
Os novos investigadores vão integrar a Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior e o objetivo é apoiarem o desenvolvimento e captação de ideias, a transferência de conhecimento, a aceleração e incubação de projetos de vocação empresarial e o desenvolvimento de competências à medida das empresas.
Fonte:IPG