atualidade online sobre a União Europeia

  • 20 de Abril, 2020

AD&C diminui prazo de pedidos de pagamentos

AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, alcançou resultados relevantes relativamente aos pedidos de pagamento que aumentaram, tendo respondido a todos e  ainda conseguido diminuir o prazo médio de pagamentos.

Assim, no mês de março de 2020, o tempo médio de processamento dos pedidos de pagamento foi de 4,3 dias úteis, fazendo baixar a média do 1.º trimestre para um valor inferior a 5 dias úteis(4,8 dias úteis).

O número de pedidos de pagamento processados neste mês (2 548) representou 48% do total de pedidos de pagamento processados no 1.º trimestre e foi significativamente superior à média do ano 2019 (1.634).

O montante total pago pela AD&C no mês de março foi de 119 M€, correspondendo este valor a metade dos valores transferidos para os beneficiários no 1º trimestre do ano, e a um acréscimo de 55% face ao mês de fevereiro.

Gráfico do tempo médio de processamento dos pedidos de pagamento, no qual é patente, que não obstante o aumento do nº de pedidos de pagamento processados no mês de março, foi gasto menos tempo no seu tratamento pela Entidade Pagadora.

Ainda no âmbito das tarefas da Entidade Pagadora, merece destaque o envio semanal à tutela de informação sobre os montantes pagos nos PO PT2020 (à exceção dos das Regiões Autónomas) em todos os Fundos da Política de Coesão, e por todas as entidades responsáveis por esses pagamentos, tendo em atenção a importância dos pagamentos aos beneficiários finais enquanto medição do alcance da aplicação das medidas extraordinárias da Deliberação da CIC n.º8/2020, de 28 de março.

Fonte: AD&C