atualidade online sobre a União Europeia
A Comissão Europeia vai apoiar com 128 milhões de euros mais 23 projetos de investigação, através do Programa Horizonte 2020, que pretendem dar Resposta à pandemia do novo coronavírus através de tecnologia, estatística e estudos científicos ou equipamentos médicos.
Portugal está em nove desses 23 projetos de investigação e há inclusive dois que são coordenados por entidades nacionais: um centro de investigação em Braga e um Instituto de pesquisa científica na Caparica, no ‘campus’ da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova.
O financiamento, no âmbito do Programa Horizonte 2020, insere-se no pacote de 1,4 mil milhões de euros que Bruxelas afetou à iniciativa “Resposta Mundial ao Coronavírus” e abrange nove projetos nos quais Portugal está envolvido.
Os 23 projetos pré-selecionados contam com 347 equipas de investigação de 40 países (16 fora da União Europeia) e inserem-se em cinco áreas.
Portugal está envolvido nos seguintes projetos:
De acordo com a comissária europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, o financiamento de emergência prestado pelo Programa-Quadro Horizonte 2020 permitirá que os investigadores desenvolvam soluções rápidas, em colaboração com os doentes e em benefício destes, bem como dos prestadores de cuidados, dos hospitais, das comunidades locais e das empresas.
“Os resultados ajudá-los-ão a enfrentar e a sobreviver a infeções causadas pelo coronavírus. É encorajador ver como a comunidade de investigação se está a mobilizar de uma forma tão rápida e intensa”, remata.
Fonte: CE/Económico