A Comissão Europeia propõe um pacote de 823 milhões de euros de apoio financeiro ao abrigo do Fundo de Solidariedade da UE, para ajudar aos esforços de reconstrução após o terramoto na Croácia e as inundações na Polónia. O pacote prevê igualmente pagamentos antecipados à Alemanha, Irlanda, Grécia, Espanha, Croácia, Hungria e Portugal, a fim de auxiliar estes países na emergência sanitária do coronavírus.09/10/2020
O pacote de ajuda está dividido nos vários componentes seguintes:
- 683,7 milhões de euros para ajudar a Croácia a lidar com os efeitos devastadores do terramoto em Zagreb e na sua área envolvente em março de 2020. Um primeiro desembolso de 88,9 milhões de euros foi já disponibilizado em agosto de 2020, sob a forma de pagamentos antecipados.
- Mais de 7 milhões de euros para ajudar a Polónia nos seus esforços de reconstrução na sequência das inundações na província de Podkarpackie Voivodeship em junho deste ano.
- Mais de 132,7 milhões de euros em pagamento antecipado para a Alemanha, Irlanda, Grécia, Espanha, Croácia, Hungria e Portugal na sequência do seu pedido de ajuda para fazer face ao surto de coronavírus e seus efeitos.