atualidade online sobre a União Europeia
A ampliação das instalações do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), no complexo Coimbra Inovação Parque (iParque), traduz um investimento de um milhão de euros e permitiu criar 10 novos empregos.
O novo investimento, financiado pelo Programa Operacional CENTRO 2020, visa incrementar a atividade dirigida às áreas da indústria 4.0, robótica industrial, economia circular e eficiência energética.
Nos últimos cinco anos, o CTCV, que até 2009 funcionou na antiga cerâmica Lufapo, no Loreto, foi aumentando o número de pessoas que trabalham na instituição e que actualmente são cerca de 65, incluindo licenciados, mestres e doutores.
As obras inauguradas na tarde desta quarta-feira constituem a última fase de um esforço iniciado na década passada, com apoio de fundos europeus, após a mudança para o iParque, em Antanhol, arredores da cidade de Coimbra.
Contando com o apoio do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), ao abrigo de uma parceria entre as duas entidades, o CTCV aposta na ligação em rede a outros centros de saber, empresas e entidades diversas, numa óptica de valorização do conhecimento e transferência de tecnologia.
Desde a deslocalização para o iParque, o investimento total financiado pelos programas operacionais do Centro ascende a nove milhões de euros, destinado “a reequipar o CTCV com a construção das infraestruturas, tendo em vista a criação de novas valências”.
No futuro, o CTCV pretende reabilitar e dinamizar as antigas instalações do Loreto, “com a instalação de um ‘hub tecnológico’, com valências de incubação, aceleração, alojamento de empresas de base tecnológica, ‘co-work’ e outros serviços de apoio às empresas como mentoria, apoio de gestão e marketing”.
Fonte: CTCV/CampeaoProvincias