atualidade online sobre a União Europeia
No âmbito do Projeto AGEO, apoiado pelo Programa Interreg – Espaço Atlântico, vai ser apresentada a Ação Piloto ‘APP Ageo’, que envolve os serviços municipais e a população para o reforço do conceito de resiliência urbana na cidade de Lisboa.
Através da APP Ageo, o cidadão poderá reportar situações de risco que se localizem nas imediações da zona onde reside, estuda ou trabalha, permitindo às autoridades municipais um melhor acompanhamento e monitorização das várias situações que ocorrem na cidade.
AA CML tem vindo a trabalhar nesta APP como forma de estabelecer a comunicação entre a sociedade civil e as autoridades locais, para reportar riscos geológicos, onde se enquadram os riscos geotécnicos, como por exemplo as fissuras no parque edificado ou muros e fenómenos de assentamento diferencial.
Para dar a conhecer esta ferramenta vai decorrer no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), no dia 30 de setembro a ação de formação intitulada “Como Reportar Risco Geológico? A app AGEO”.
Os interessados podem participar em dois horários alternativos: 09h30 às 13h00 ou 14h30 às 17h00 e a Inscrição poderá ser feita para o email: claudia.pinto@cm-lisboa.pt, indicando o horário preferencial.
Esta ação servirá também para teste das funcionalidades da app e para a recolha de sugestões para a sua otimização, pelo que é de extrema importância a participação de todos.
Com o projeto AGEO está em curso o desenvolvimento de uma Plataforma Atlântica para a Gestão de Risco Geológico que inclui um Observatório de Cidadãos.
A parceria internacional do Projeto AGEO é coordenada pelo Professor Rui Carrilho Gomes, investigador do CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability, do Instituto Superior Técnico.
O AGEO é apoiado pelo Interreg – Espaço Atlântico que aposta na cooperação transnacional entre parceiros das regiões atlânticas de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido como forma de contribuir para a concretização da coesão económica, social destes territórios.
Saiba mais no site do projeto Ageoatlantic – Platform for Atlantic Geohazard Risk Management e mantenha-se a par das iniciativas na página Facebook.
Fonte: AD&C-NCTE