atualidade online sobre a União Europeia

  • 12 de Abril, 2024

Revitalizar o ensino e a formação profissionais: grupo Escolar de Ílhavo

Em São Salvador, Portugal, o Grupo Escolar de Ílhavo, está a utilizar o Fundo Social Europeu Mais (FSE+) para harmonizar o seu currículo com as exigências em constante evolução do mercado de trabalho. Integrada na iniciativa Cursos Profissionais, esta é uma operação de importância estratégica para Portugal, melhorando os níveis de competências dos jovens formandos e alinhando a educação com as necessidades futuras do mercado de trabalho.

O currículo da escola é bastante prático, abrangendo catering profissional, cozinha, programação, gestão de sistemas informáticos e desporto. Estes cursos são meticulosamente concebidos para preparar os alunos para um mercado de trabalho dinâmico, melhorando as suas perspetivas de empregabilidade. 

Esta estratégia revelou-se bem sucedida, como evidenciado por mais de 43% dos alunos do ensino secundário que se matriculam em cursos profissionais de dupla certificação. Esta mudança sublinha o crescente apelo da formação profissional.

João Semedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, elogiou o impacto das reformas: Estes cursos são de vital importância quando adaptados às necessidades locais, e Ílhavo é um excelente exemplo. A formação responderá às exigências específicas do ambiente empresarial do município, reforçando a ligação entre a indústria local e o sistema educativo.»

Ensino e formação

Desde 2014, a escola tem beneficiado de financiamento do FSE/FSE+, que tem sido fundamental para alargar a sua oferta de ensino profissional e reforçar as parcerias industriais. A escola conta atualmente com mais de 40 acordos de estágio com empresas locais, proporcionando aos estudantes uma valiosa experiência prática e garantindo que os programas de formação satisfazem as necessidades específicas dos empregadores.

Além disso, através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, a escola deverá atualizar as suas infraestruturas digitais e tecnológicas, reforçando ainda mais a eficácia da aprendizagem prática, especialmente em domínios orientados para a tecnologia.

O Grupo Escolar Ílhavo destaca-se também como escola de referência para alunos com deficiência auditiva, oferecendo apoio especializado em Língua Gestual Portuguesa e promovendo a educação emLíngua Gestual Portuguesa entre todos os alunos, funcionários e comunidade local.

Uma parte crucial das reformas da escola é o seu alinhamento com o quadro europeu de garantia da qualidade no ensino e formação profissionais (EQAVET). O que demonstra o compromisso da escola com elevados padrões educativos e a luta contra o abandono escolar precoce. 

Com um investimento de 1,5 mil milhões de euros no âmbito do programa Pessoas 2030, o financiamento do FSE+ está prestes a apoiar mais de 350.000 estudantes de formação profissional em Portugal. Este investimento sublinha o compromisso de longa data com a formação profissional em Portugal, promovendo uma mão de obra qualificada e preparada para enfrentar os desafios do futuro.

Pormenores do projeto

Nome do projeto: Formação Profissional e Educativa (Escolas Profissionais)

Países: Portugal

Cidade: Ílhavo

Organização: Grupo Escolar de Ílhavo

Participantes: 495 

Início do projeto: 2014

Fim do projeto: 2027

Dados de contacto: Miguel Feio
                                  Email: Miguel.feio@pessoas2030.gov.pt
                                  Telefone: 21 589 53 00
                                  Sítio Web: www.PESSOAS2030.GOV.PT

Orçamento total: 1 738 747,63 EUR [2014-2020 +2021-2027]

Contribuição do orçamento da UE: 1 477 935,49 EUR [2014-2020 +2021-2027]

Mais informação aqui.