atualidade online sobre a União Europeia
Realizou-se em Évora, nos dias 5, 6 e 7 de junho, a 56ª Conferência IQ-Net, organizada pela AD&C, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P (CCDR Alentejo).
Sob o tema “Contingências para o Ambiente e Clima na Política de Coesão”, a conferência contou com uma sessão de boas-vindas onde foi possível assistir a uma breve intervenção da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, a que se seguiu uma introdução aos Fundos Estruturais em Portugal, assegurada por Paulo Feliciano, vogal da AD&C.
O segundo dia foi iniciado com as intervenções de António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, e Duarte Rodrigues, vice-presidente da AD&C, a que se seguiu o balanço dos atuais desafios e prioridades relativos à execução dos FEEI, pelo Centro de Investigação sobre Políticas Europeias (EPRC), e o debate sobre as diferentes abordagens às novas exigências climáticas e ambientais.
O EPRC é um instituto líder de investigação comparativa sobre políticas de desenvolvimento económico, fundado em 1978. Abrangendo 30 países europeus, os programas de investigação do EPRC dão ênfase à investigação aplicada, ao intercâmbio de conhecimentos e ao aconselhamento político.
O final da reunião foi marcado pela visita aos projetos “Laboratório HERCULES” da Universidade de Évora, onde decorre o projeto HIT3CH, um interface de transferência de conhecimento e inovação que permite ao setor empresarial aumentar a eficiência dos seus processos, e “Centro de Inovação Social” da Fundação Eugénio de Almeida, uma estrutura que promove e suporta ideias e projetos inovadores.
A troca de experiências, a disseminação de informações e a busca de soluções para os desafios estão no centro das Conferências IQ-Net. De abordagens inovadoras à integração de estratégias para a agenda climática, as apresentações e contribuições sublinharam o compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável.
Consulte aqui o programa integral desta conferência.
Fonte: AD&C