atualidade online sobre a União Europeia

  • 13 de Agosto, 2024

António Costa, presidente do Conselho Europeu

Os dirigentes da UE elegeram António Costa como presidente do Conselho Europeu entre 1 de dezembro de 2024 e 31 de maio de 2027. António Costa foi ainda nomeado presidente da Cimeira do Euro para o mesmo período.

Os dirigentes decidiram nomear três cargos de topo para o próximo ciclo institucional. Em consonância com o papel do Conselho Europeu, tal como estabelecido no Tratado da União Europeia, os dirigentes:

  • elegeram António Costa como Presidente do Conselho Europeu;
  • propuseram Ursula von der Leyen como candidata a Presidente da Comissão Europeia e;
  • consideraram que Kaja Kallas é a candidata adequada para o cargo de Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

O Conselho Europeu congratulou-se com a decisão dos chefes de Estado ou de Governo das partes contratantes no Tratado sobre Estabilidade, Coordenação e Governação na União Económica e Monetária cuja moeda é o euro de nomear António Costa como presidente da Cimeira do Euro para o período compreendido entre 1 de dezembro de 2024 e 31 de maio de 2027.

De seguida, o candidato proposto para Presidente da Comissão Europeia terá de ser eleito pelo Parlamento Europeu por maioria dos membros que o compõem. A nomeação formal do Alto Representante requer o acordo do Presidente eleito da Comissão Europeia.

O presidente da Comissão, o alto representante e os outros comissários serão, no seu conjunto, sujeitos a um voto de aprovação do Parlamento Europeu antes da sua nomeação formal pelo Conselho Europeu.


Imagem: António Costa, Ursula von der Leyen e Kaja Kallas (da esquerda para a direita). Fonte: Conselho Europeu