atualidade online sobre a União Europeia

  • 9 de Abril, 2025

Comissão Europeia apresenta resultados do diálogo com a indústria farmacêutica europeia

A presidente Ursula von der Leyen organizou um diálogo de alto nível com representantes da indústria farmacêutica para debater as implicações de eventuais taxas aduaneiras dos EUA sobre produtos farmacêuticos. O diálogo centrou-se na recolha das preocupações e propostas da indústria tendo em vista uma resposta mais eficaz da UE.

Os participantes salientaram o valor estratégico deste setor para a UE, tendo expressado forte apreensão quanto às ramificações das taxas aduaneiras dos EUA. Estas poderão prejudicar ambos os lados do Atlântico, com implicações nas cadeias de abastecimento interligadas a nível mundial e na disponibilidade de medicamentos para os doentes europeus e dos EUA. Instaram a Comissão Europeia a reforçar o mercado único, resolvendo os obstáculos regulamentares e apoiando indústrias inovadoras.

Apelaram igualmente à simplificação dos procedimentos, em especial no que respeita aos ensaios clínicos e à digitalização do sistema de saúde europeu, mas também à proteção da propriedade intelectual.  Os participantes instaram também a Comissão a trabalhar com ambição e rapidez na apresentação de futuras iniciativas, nomeadamente o ato legislativo da UE sobre biotecnologia e as estratégias em matéria de bioeconomia e ciências da vida, para reforçar a posição de liderança mundial da UE no domínio da biotecnologia e da biofabricação.

Por último, manifestaram o seu apoio aos esforços envidados pela Comissão Europeia para alcançar uma solução negociada com os EUA. Partilharam ainda perspetivas sobre possibilidades de a UE e os EUA reduzirem barreiras não pautais de uma forma mutuamente benéfica. 

A presidente da Comissão e o setor concordaram em manter-se em contacto estreito, a fim de assegurar a proteção dos interesses da indústria, dos seus trabalhadores e dos doentes europeus neste período volátil.

https://portugal.representation.ec.europa.eu