atualidade online sobre a União Europeia
Realizou-se, a 16 de abril, a primeira das Sessões “Transição Justa: o contributo do Plano Social para o Clima (PSC)” para divulgação do Plano Português que decorre do Fundo Social para o Clima (FSC).
O encontro arrancou com a apresentação e enquadramento do Plano Social para o Clima, a que se seguiram as mesas redondas “Mobilidade sustentável e acessível para todos” e “Edifícios energeticamente eficientes: rumo à transição justa e à neutralidade carbónica”.
Consulte o PROGRAMA.
O Fundo Social para o Clima foi criado no âmbito da nova fase do Comércio Europeu de Licenças de Emissão denominado CELE 2, que abrange as emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de combustíveis em edifícios, transporte rodoviário e noutros setores (principalmente pequena indústria não abrangida pelo CELE 1).
O Plano Social para o Clima ajudará a atenuar os impactos sociais e económicos decorrentes da implementação do regime CELE 2, através de medidas direcionadas aos grupos vulneráveis mais afetados, como os agregados familiares e microempresas em situação de pobreza energética e/ou de mobilidade.
As sessões públicas sobre o FSC contam com a presença de membros do Governo, organizadas e promovidas pela AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, pela ApC – Agência para o Clima e pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e Norte.
Todas as sessões têm painéis temáticos dando-lhe a oportunidade de saber mais sobre este PSC, que visa assegurar uma transição justa para a neutralidade climática nas dimensões de edifícios energeticamente eficientes e de uma mobilidade sustentável e acessível para todos.
Não perca a próxima dia 22 de abril na Sede da CCDR Algarve, em Faro.
Contamos com a sua presença!
Fonte: AD&C