atualidade online sobre a União Europeia

  • 8 de Julho, 2025

Estamos a recrutar assistentes no domínio da comunicação

Tem experiência no domínio da comunicação? Gostaria de começar uma carreira internacional dentro de uma equipa multicultural e diversificada? Se sim, esta pode ser a sua oportunidade.

As instituições europeias estão à procura de assistentes (AST 3)  nos domínios do design gráfico e da produção de conteúdos visuais, das redes sociais e da comunicação digital, bem como de webmasters.

As suas principais tarefas variam consoante o domínio escolhido. Chama-se a atenção para o facto de só se poder candidatar a um dos seguintes campos:

  • Campo 1 – Conceção gráfica e produção de conteúdos visuais:  As suas principais tarefas incluirão:  assegurar a conceção gráfica de produtos de comunicação de elevada qualidade em todos os canais, meios de comunicação e línguas impressos e digitais; transformar os dados em elementos visuais claros e concisos; aplicação das orientações institucionais em matéria de identidade visual e comunicação; apoiar a execução das estratégias de comunicação das instituições da UE; utilizar Adobe Creative Cloud, em especial o Illustrator, o Photoshop, o InDesign e o After Effects.
     
  • Domínio 2 – Redes sociais e comunicação digital:  As suas principais tarefas incluirão: planear e produzir conteúdos áudio e vídeo nas redes sociais adaptados aos públicos-alvo; a criação, o acompanhamento e a análise de campanhas nas redes sociais; Colaborar com equipas editoriais, de redes sociais e de informação; acompanhar e gerir as comunidades e as conversas em linha; utilizar ferramentas de redes sociais como o Emplifi, o Talkwalker e outras plataformas para monitorizar e analisar o desempenho.
     
  • Domínio 3 – Webmaster: As suas principais tarefas incluirão: Criar, gerir, atualizar e acompanhar os sítios Web e as intranets da instituição; criar conteúdos Web multilingues e acessíveis; assegurar que o conteúdo, a estrutura e a navegação respeitam as tecnologias Web normalizadas do setor (ou seja, HTML, CSS e JavaScript); gerir plataformas de assinatura de correio eletrónico e sistemas de gestão de conteúdos; traduzir as necessidades das empresas em requisitos técnicos para os programadores; Acompanhar a evolução tecnológica no terreno.

Critérios de elegibilidade

Para se candidatar, tem de cumprir os seguintes requisitos:
Ser cidadão da UE e gozar plenamente dos direitos de um cidadão da UE.
Possuir um conhecimento aprofundado de uma língua oficial da UE e um conhecimento satisfatório de outra língua oficial da UE.

Deve também ter:

  • habilitações de nível pós-secundário de, pelo menos, dois anos, comprovadas por um diploma,  seguidas de,  pelo menos, três anos de experiência profissional relevante. O diploma pode ser nas seguintes áreas:
    • Para o campo 1:  design gráfico ou de movimento, comunicação visual, design de comunicação ou comunicação.
       
    • Para o campo 2:  comunicação, marketing, jornalismo, produção de imagem ou vídeo, estudos europeus, relações internacionais, marketing digital ou estudos linguísticos.
       
    • Para o campo 3: tecnologias da informação e da comunicação (TIC), comunicação, marketing, jornalismo, produção de imagem ou vídeo, conceção Web, meios de comunicação digitais ou marketing digital.

ou

  •  habilitações de nível secundário comprovadas por um diploma que dê acesso ao ensino pós-secundário, seguidas de, pelo menos, seis anos de experiência profissional relevante.

Os candidatos podem selecionar livremente duas das 24 línguas oficiais da UE para os testes. Uma vez inscritos numa lista de reserva, os candidatos aprovados podem ser contactados pelos serviços de recrutamento das instituições e organismos da UE interessados no seu perfil, para entrevistas de recrutamento específicas. Essas entrevistas, bem como quaisquer outros procedimentos, não fazem parte do processo de seleção conduzido pelo EPSO. As entrevistas de recrutamento são realizadas pelos serviços de recrutamento competentes, geralmente em inglês e/ou francês. Podem também ser utilizadas outras línguas durante as entrevistas, com base nas necessidades dos serviços de recrutamento e nos conhecimentos expressos pelos candidatos nas suas candidaturas.

Os candidatos podem selecionar livremente duas das 24 línguas oficiais da UE para os testes
Uma vez inscritos numa lista de reserva, os candidatos aprovados podem ser contactados pelos serviços de recrutamento das instituições e organismos da UE interessados no seu perfil, para entrevistas de recrutamento específicas. Essas entrevistas, bem como quaisquer outros procedimentos, não fazem parte do processo de seleção conduzido pelo EPSO. As entrevistas de recrutamento são realizadas pelos serviços de recrutamento competentes, geralmente em inglês e/ou francês. Podem também ser utilizadas outras línguas durante as entrevistas, com base nas necessidades dos serviços de recrutamento e nos conhecimentos expressos pelos candidatos nas suas candidaturas.
 

Diversidade & Inclusão
Enquanto empregador, as instituições e organismos da UE oferecem uma comunidade de conhecimentos especializados com uma vasta gama de oportunidades para alargar o seu desenvolvimento pessoal e profissional. As equipas multiculturais, internacionais e diversificadas que compõem a função pública da UE trabalham em conjunto para beneficiar a vida de cerca de 450 milhões de cidadãos da UE e não só.
As instituições e os organismos da UE para os quais o EPSO trabalha estão empenhados na diversidade e na inclusão. Procuram ativamente a diversidade e promovem a inclusão entre o seu pessoal. Por conseguinte, o EPSO incentiva candidaturas de candidatos qualificados de diferentes origens e numa base geográfica tão ampla quanto possível entre os Estados-Membros da UE. Saiba mais sobre a Diversidade & Inclusão nas instituições e organismos da UE  nesta página Web específica.

Para informações pormenorizadas sobre os requisitos, leia o anúncio de concurso na nossa página de candidatura.

O prazo para a apresentação de candidaturas tem início em 25 de junho de 2025  e termina a 29 de julho de 2025 às 12h00 (meio-dia), hora de Bruxelas.

https://portugal.representation.ec.europa.eu