atualidade online sobre a União Europeia

Esta quarta-feira, 10 de setembro, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, proferirá no Parlamento Europeu o primeiro discurso do presente mandato sobre o Estado da União. Em preparação deste importante momento, a Comissão apresentou uma publicação na qual procede ao balanço dos seus trabalhos desde a tomada de posse a 1 de dezembro de 2024. Este documento refere-se ao cumprimento dos compromissos assumidos pela Comissão nas suas orientações políticas para o mandato 2024-2029 e à forma como manteve o rumo num contexto mundial muito mais volátil e competitivo.
A fim de reforçar a competitividade da Europa, a Comissão tomou medidas importantes para simplificar as regras e reduzir a burocracia, para apoiar a liderança europeia no domínio da inteligência artificial, a inovação de ponta e as tecnologias limpas. Investimos na prosperidade das nossas regiões e no futuro do nosso setor agrícola. A Comissão tem sido firme no seu apoio à Ucrânia. Para apoiar a segurança e a prontidão da Europa, lançámos iniciativas sem precedentes em prol da indústria de defesa europeia. A fim de reforçar a segurança económica da UE e de reduzir as dependências excessivas, a Comissão trabalhou para alargar a rede de parcerias da UE, do Reino Unido à Índia e do Sudeste Asiático à América do Sul. Num mundo cada vez mais incerto, a UE posiciona-se como um interveniente fiável a nível mundial com o qual os parceiros internacionais tencionam negociar. A Comissão lançou bases importantes no novo orçamento a longo prazo – mais simples, mais ambicioso e mais flexível – com o objetivo de melhor apoiar as prioridades atuais e futuras da Europa.
No capítulo «Uma nova era para a defesa europeia: Prontidão 2030», destaca-se o projeto português «Constelação do Atlântico». Apoiado no âmbito do NextGenerationEU, resulta de uma parceria entre Portugal e Espanha e visa desenvolver uma cadeia de valor completa baseada em satélites para aplicações avançadas de dados na defesa e na sustentabilidade. A colaboração resultou no lançamento do segundo satélite português em 2024. «Constelação do Atlântico» é o maior projeto do setor espacial na história portuguesa, com dois satélites já em órbita e outros em preparação. O projeto faz parte do «Novo Espaço Portugal», que vai promover a capacidade para conceber e produzir satélites completos e oferecer serviços de elevado valor acrescentado com base em dados de observação da Terra.
A publicação é acompanhada de um calendário que pormenoriza cronologicamente o trabalho da Comissão nos últimos dez meses. A Presidente Ursula von der Leyen proferirá o seu discurso sobre o Estado da União na sessão plenária do Parlamento Europeu que terá lugar em Estrasburgo, na quarta-feira, 10 de setembro, às 8h00 (hora de Portugal continental). O discurso será transmitido em direto no serviço Europa por Satélite (EbS) e nas contas das redes sociais da Representação (X @CE_PTrep e Facebook RepresentacaoComissaoEuropeia). Estão disponíveis mais informações na página oficial SOTEU 2025.
Mais informações sobre o Estado da União:
O discurso sobre o Estado da União é um discurso proferido anualmente pela Presidente da Comissão Europeia perante o Parlamento Europeu, no qual define as suas prioridades para a União no ano que se segue. No discurso sobre o Estado da União, a Europa presta contas aos europeus. No seu discurso, a Presidente da Comissão analisa o último ano, avalia os desafios que enfrentamos e as expectativas dos europeus sobre a Europa, definindo objetivos para o futuro.
O discurso é seguido de um debate com os deputados ao Parlamento Europeu, um momento que reforça a prestação de contas. Cada discurso sobre o Estado da União Europeia define a visão da Presidente e as principais iniciativas para o ano seguinte, marcando um momento importante para apontar a direção a seguir pela UE e responder às expectativas dos cidadãos.
Estão disponíveis mais informações sobre os anteriores discursos sobre o Estado da União.