
atualidade online sobre a União Europeia

A Comissão Europeia adotou uma estratégia global para intensificar o apoio às regiões orientais da UE que fazem fronteira com a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia. O reforço da prosperidade e da resiliência destas regiões é uma expressão da solidariedade da UE na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, mas também um investimento estratégico na segurança, na competitividade e na estabilidade futuras da Europa.
A UE alargou o apoio político, técnico e financeiro às suas regiões orientais desde o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Este apoio visa melhorar as infraestruturas, impulsionar a resiliência económica, desenvolver as capacidades de defesa, dar resposta aos desafios energéticos e de conectividade e promover oportunidades de emprego. Além disso, as relações comerciais têm sido sustentadas pelos corredores solidários UE-Ucrânia. Não obstante, uma vez que as condições económicas e de segurança nestas regiões continuam a degradar-se devido à guerra em curso, importa reforçar o apoio da UE.
Neste espírito, a Comissão Europeia iniciará um diálogo político anual de alto nível para facilitar o debate sobre as ações da UE e os respetivos impactos na resiliência e no desenvolvimento das regiões orientais da UE que fazem fronteira com a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia. O primeiro evento terá lugar em 26 de fevereiro de 2026. Na mesma ocasião, instituições financeiras assinarão a declaração de lançamento do mecanismo EastInvest.