atualidade online sobre a União Europeia
A Comissão Europeia e a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança lançaram a Estratégia da União da Preparação, que visa apoiar os Estados-Membros na prevenção e resposta a ameaças emergentes e reforçar a capacidade da Europa neste domínio.
A União Europeia enfrenta crises e desafios cada vez mais complexos que não podem ser ignorados. A UE tem de se preparar para as crescentes tensões e conflitos geopolíticos, as ameaças híbridas e de cibersegurança, a manipulação de informação e a ingerência estrangeiras, as alterações climáticas e o aumento das catástrofes naturais, protegendo os seus cidadãos e as funções sociais fundamentais para a democracia e a vida quotidiana.
Mais concretamente, a estratégia inclui 30 ações-chave e um plano de ação pormenorizado para concretizar os objetivos da União da Preparação. Visa ainda incorporar uma cultura de «preparação desde a fase de conceção» em todas as políticas da UE.
A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, declarou: «As novas realidades exigem um outro nível de preparação na Europa. Os cidadãos, os Estados-Membros e as empresas da UE necessitam dos instrumentos adequados para agir, tanto para prevenir crises como para reagir rapidamente em caso de catástrofe. As famílias que vivem em zonas de cheias deverão saber como proceder se o nível das águas subir. Nas regiões afetadas por incêndios florestais, os sistemas de alerta precoce poderão impedir perdas de tempo precioso. A Europa está pronta para apoiar os Estados-Membros e parceiros de confiança na nossa vizinhança a salvar vidas e meios de subsistência.»
Para mais informações, consultar o comunicado de imprensa completo, documento de perguntas e respostas e a ficha informativa.