atualidade online sobre a União Europeia

  • 5 de Fevereiro, 2026

Comissão Europeia reforça medidas de luta contra o cancro e emite declaração sobre o direito ao esquecimento

A Comissão Europeia apresentou uma atualização do Código Europeu contra o Cancro por ocasião do Dia Mundial contra o Cancro que se assinala a 4 de fevereiro. 

A versão revista do código define formas práticas de ajudar a prevenir a doença, representando quatro anos de trabalho de mais de 60 peritos europeus em saúde pública. As orientações nele consagradas baseiam-se em dados científicos e estão adaptadas à população e aos sistemas de saúde da UE.

O cancro é um desafio importante em matéria de saúde pública na UE, estimando-se que, em 2024, tenham ocorrido 2,7 milhões de novos casos e 1,3 mil milhões de mortes relacionadas com esta doença. Além do impacto emocional nas vidas de milhões de doentes oncológicos e dos seus entes queridos, a doença tem consequências económicas consideráveis que se estima representarem 100 mil milhões de euros por ano na Europa.

O Dia Mundial contra o Cancro de 2026 marca igualmente o 5.º aniversário do Plano Europeu de Luta contra o Cancro. Este plano teve efeitos positivos assinaláveis em toda a Europa, tendo gerado investimentos de mais de 2,7 mil milhões de euros em ações destinadas a melhorar a prevenção, a deteção precoce, o tratamento e os cuidados na Europa, bem como a melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos. Neste âmbito, a Comissão Europeia trabalha com quase 630 organizações. 

Tanto o Plano Europeu de Luta contra o Cancro como a Missão da UE contra o Cancro têm ajudado a aprofundar a nossa compreensão sobre as causas da doença, quer se trate de processos biológicos, fatores de risco ou determinantes da saúde, assim como a reforçar a investigação científica nesta matéria.

A Comissão Europeia publicou uma declaração conjunta dos comissários Olivér Várhelyi e Maria Luís Albuquerque sobre o direito ao esquecimento e a forma como o referido plano europeu juntou organizações de luta contra o cancro, a comunidade médica e o setor dos seguros num diálogo sobre um código de conduta relativo ao acesso equitativo dos doentes oncológicos aos serviços financeiros.  

Para mais informações, consulte o comunicado de imprensa e a declaração sobre este assunto.

https://portugal.representation.ec.europa.eu