atualidade online sobre a União Europeia

  • 21 de Abril, 2026
Sms 3

Representante da Comissão Europeia em Portugal visita Flores e Corvo

A Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, visita nos dias 16 e 17 de abril as ilhas das Flores e do Corvo para acompanhar projetos financiados por fundos europeus e reforçar a presença da União Europeia nas Regiões Ultraperiféricas.

A visita, a convite do Parlamento Europeu, inclui deslocações a infraestruturas apoiadas por fundos comunitários, contactos com autoridades locais e uma sessão com jovens estudantes, com o objetivo de aproximar as instituições europeias das populações e avaliar no terreno o impacto dos investimentos realizados.

Para a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia de Moreira de Sousa, “A política de coesão tem uma escolha política clara: garantir que as regiões ultraperiféricas sejam uma prioridade estratégica da União. Estes territórios estão na linha da frente — geográfica, económica e até geopolítica — e é por isso que investimos neles com ambição, para aproveitar as oportunidades que oferecem, reforçar a sua resiliência e assegurar que todos beneficiam plenamente do projeto europeu.” 

No dia 16, decorrerá uma visita o Porto das Lajes das Flores, cuja reconstrução contou com apoio do Fundo Europeu de Solidariedade, permitindo avaliar a resposta europeia a situações de emergência e o reforço da resiliência das infraestruturas.

A agenda contempla também a sessão “Café Açores Europa”, na Escola EB Secundária das Lajes das Flores, no dia 16, com cerca de 100 alunos, promovendo o diálogo direto entre jovens e representantes europeus.

Ainda na tarde desse dia, a Chefe de Representação, acompanhada do Eurodeputado André Franqueira Rodrigues, visitará o Centro Cultural de Santa Cruz das Flores, o futuro parque industrial de Vales e o loteamento habitacional na Terça, no Concelho de Santa Cruz, acompanhados pela Presidente de Câmara daquele concelho.

No Corvo, estão previstas visitas à incubadora de empresas e a intervenções na área da ETAR, projetos que ilustram o papel dos fundos europeus no desenvolvimento económico e ambiental de territórios de pequena dimensão. A deslocação inclui ainda uma passagem pelo Caldeirão.

https://portugal.representation.ec.europa.eu